Agende sua consulta!

Fique por dentro!

Blog da Dra. Maiéve Corralo

Entenda os danos que o cigarro causa ao corpo




Apesar de popularmente conhecido no mundo e muito comum como forma de socializar, os danos que o cigarro causa ao corpo são inúmeros e podem ser bem graves.


Ele é responsável por milhões de mortes por ano e causa inúmeras doenças nos fumantes ativos, e também nos passivos.

Felizmente, o governo brasileiro luta contra esse mal, criando campanhas de conscientização, restringindo locais para o seu consumo e tributando as empresas que vendem o produto.

? uma luta diária contra o tabagismo!

Se você for fumante, conheça os danos que o cigarro causa ao corpo aqui neste artigo e repense seus hábitos.


6 danos que o cigarro causa ao corpo

Os danos que o cigarro causa ao corpo são inúmeros, abaixo listamos alguns deles, que podem servir de incentivo para interromper esse vício.



1 ?? Responsável por causar doenças e problemas

Um dos danos que o cigarro causa ao corpo são as doenças e problemas.

Estão entre eles: câncer de pulmão, câncer de estômago, câncer de esôfago, doenças cardiovasculares, bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma, infecções respiratórias, pneumonia, osteoporose, aumento do risco de entupimento de artérias, elevação no nível de colesterol, dentre outras.


2 - Atrapalha na recuperação após a cirurgia

A fumaça do cigarro ataca as células formadoras de colágeno, que são essenciais para o processo de cicatrização.

Ele também interfere na capacidade de oxigenação sanguínea e causa obstrução vascular.


3 - Causa problemas na gravidez

Fumar durante a gravidez pode colocar a vida da mãe e também do bebê em risco!

A fumaça causa alterações no metabolismo no corpo da fumante, a nicotina interfere no fluxo sanguíneo que irá para a placenta e contribui para a redução de oxigênio no organismo.

Para o bebê pode envolver os seguintes problemas: provocar aborto espontâneo, má formação do feto, nascimento prematuro, facilidade de desenvolver alergias ou problemas respiratórios e deslocamento da placenta.


4 - Deixa os dentes, unhas e pele amarelados

A nicotina e o alcatrão são substâncias presentes no cigarro, que quando acumuladas nas regiões dos dentes, unhas e pele, são responsáveis por deixá-los amarelados.


5 - Atrapalha o condicionamento físico

O fumante tem o desempenho reduzido, perde o fôlego mais rápido e tem sua resistência física prejudicada, quando comparado a pessoas não fumantes.


6 - Contribui com o envelhecimento da pele e com a queda capilar

A fumaça do cigarro ataca as células formadoras de colágeno, o que favorece o aumento de rugas e linhas de expressão na pele, deixando-a mais fina e contribuindo para uma fisionomia envelhecida.

Os cabelos tendem a cair com mais facilidade, devido à diminuição do oxigênio nas células e perda de nutrientes.


Além disso, o cigarro prejudica a saúde das pessoas ao seu redor

Isso mesmo que você leu!

Além de fazer mal ao fumante ativo, o fumante passivo ?? nome dado às pessoas que inalam a fumaça indiretamente, também sofrem com os efeitos que ela causa.

Isso porque as pessoas ao redor do fumante estão em contato com mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são prejudiciais à saúde.

Além disso, a fumaça que se espalha no ambiente contém uma quantidade de substâncias cancerígenas ainda maior do que a fumaça que é inalada diretamente pelo fumante.

Os problemas podem ser desde os mais simples, como uma reação alérgica, tosse, rinite, asma e conjuntivite, até câncer de pulmão e enfisema pulmonar.


Por que o tabagismo causa dependência?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nicotina, substância presente no cigarro, causa dependência, estimulando a liberação de substâncias que deixam o fumante relaxado e que lhe causem prazer.

Quando se torna uma atividade frequente, o cérebro se acostuma com essa sensação e faz com que o desejo pelo cigarro seja recorrente.


Agora que você entendeu os danos que o cigarro causa ao corpo e às pessoas ao seu redor, é hora de evitar o fumo e diminuir o vício aos poucos!




Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

SINTA-SE LINDA!

Você nasceu para brilhar!