Agende sua consulta!

Fique por dentro!

Blog da Dra. Maiéve Corralo

Entenda sobre a importância de manter uma vida equilibrada




Manter uma vida equilibrada garante o dia-a-dia com mais qualidade, mas apesar disso ser óbvio, muitas vezes é ignorado por boa parte da população.

Trabalho excessivo; cumprimento de prazos e metas; dia-a-dia cheio de tarefas e estresse; notificações intermináveis nas redes sociais e estímulos de compras o tempo todo acabam levando a sociedade a um desequilíbrio entre vida profissional, social e lazer.

Se você se identifica com isso, saiba que não está sozinho.

Só no Brasil, são mais de 18 milhões de pessoas que sofrem com a ansiedade, segundo a OMS.

Felizmente essa realidade pode ser mudada.

Nada melhor do que poder estar satisfeito com o trabalho, curtir o tempo com a família, se cuidar e dedicar-se a um hobby.

Isso faz toda a diferença na saúde e bem estar emocional.

Quer saber mais sobre como manter um dia-a-dia mais leve, saudável e feliz?

Aqui neste artigo abordamos essas questões que vão te ajudar a encontrar alternativas para ter uma vida mais equilibrada.

Boa leitura!


Como manter uma vida equilibrada?

Existem algumas ações que você pode fazer para manter a sua vida equilibrada.

Antes de mais nada, sempre que possível, procure se afastar de coisas ou pessoas que te desanimam ou desmotivam, seja um cliente que tire sua paz, algum amigo que faz muitos comentários negativos, o trabalho que te prejudica emocionalmente ou algum hábito que não te faz bem.

Coloque na balança e veja o que realmente agrega valor na sua vida e que vale à pena você manter por perto.

Em segundo lugar, procure planejar sua semana, de forma que você insira em sua rotina hábitos saudáveis, momentos de lazer e com pessoas especiais para manter o equilíbrio com a vida profissional e assim, ter maior realização em todas as áreas da vida.


10 hábitos importantes que ajudam a manter uma vida equilibrada

A seguir conheça 10 hábitos que ajudam a manter uma vida equilibrada:

1 - Praticar atividades físicas regularmente
2 - Ter uma boa noite de sono
3 - Dedicar-se a um hobby
4 - Reservar momentos da sua semana para passar com sua família ou amigos
5 - Não trabalhar excessivamente
6 - Desconectar-se por um tempo das redes sociais
7 - Alimentar-se bem
8 - Cuidar da mente
9 - Cuidar da saúde
10 - Consumir menos

Entenda cada um deles de forma mais detalhada:

- Praticar atividades físicas regularmente
As atividades físicas trazem inúmeros benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente.
Ela é responsável pela tonificação, fortalecimento e bom funcionamento do corpo, facilita o controle de peso, ajuda na redução do risco de um AVC (acidente vascular cerebral), reduz as chances de contrair doenças cardiovasculares, ajuda a controlar a diabetes, melhora a circulação sanguínea, diminui a ansiedade, ajuda, em alguns casos, no combate à depressão, além disso, causa a sensação de bem-estar e relaxamento físico.
? muito importante você dedicar um período do seu dia para praticar atividades físicas, nem que seja meia hora.

- Ter uma boa noite de sono
Com a correria do dia-a-dia e muitas tarefas diárias, grande parte da população dorme menos que o recomendado.
Hábito que deveria ser repensado, pois uma boa noite de sono é fundamental para que o corpo funcione melhor.
? nesse período que ocorre o reparo de tecidos, o crescimento muscular, a reposição de energias e regulação do metabolismo.
A quantidade de horas ideal para um adulto dormir é de 8 horas por noite.
E os benefícios de ter um bom sono são: ajuda a manter o peso corporal, diminui o estresse, contribui para um melhor aprendizado e para um raciocínio lógico mais rápido, melhora o humor e diminui os riscos de contrair problemas cardiovasculares e diabetes.

- Dedicar-se a um hobby
Dedicar-se a um hobby é poder ter um momento só seu, em que você possa relaxar, se divertir, praticar uma habilidade e esquecer-se um pouco dos problemas.
Tocar algum instrumento, treinar algum esporte, viajar ou cozinhar podem ser atividades muito relaxantes e que ajudam a melhorar o sistema cognitivo.
Procure alguma atividade que você tenha interesse e dedique-se mais a ela.

- Reservar momentos da sua semana para passar com sua família ou amigos
? importante reservar um momento da sua semana para ter tempo de qualidade com aqueles que são importantes na sua vida.
São eles que deixam o dia mais leve e divertido, então procure priorizar aquilo que realmente importa.

- Não trabalhar excessivamente
Vivemos numa cultura em que o trabalho exige muito de nós.
Alcançar metas diárias, buscar por uma promoção, estar sempre se atualizando para conseguir ser valorizado profissionalmente, tudo isso consome muito tempo e pode acabar resultando em problemas como ansiedade, estresse e pouco tempo para cuidar do corpo, da mente e para manter uma boa relação com a família.
Procure manter o equilíbrio entre a vida profissional e as demais áreas que precisam de atenção, então organize a rotina de forma que você possa cuidar tanto das tarefas do trabalho, quanto de você e da sua vida social.

- Desconectar-se um tempo das redes sociais
Em pouco tempo as redes sociais chegaram para fazer parte do dia-a-dia de cada um.
As notificações tiram a nossa atenção o tempo inteiro e quando vemos já passamos muito tempo do nosso dia conectados, consumindo informações que em grande parte não agregam em nada.
Elas podem ser uma distração, fazendo com que a produtividade no trabalho diminua e pode consumir muitas horas do nosso dia.
Será que não é hora de priorizar aquilo que realmente importa?
Perceba quanto tempo você tem ficado conectado e analise se não é preciso reduzir esse tempo.

- Alimentar-se bem
Alimentar-se bem é algo muito importante para manter uma vida equilibrada, com mais saúde.
Os alimentos podem ser um aliado ao corpo e, quando escolhidos de forma criteriosa, podem trazer uma série de benefícios como: melhorar o funcionamento do organismo; dar mais disposição, energia e aumentar a imunidade do corpo; hidratar a pele e o cabelo; influenciar na qualidade do sono; prevenir de doenças como o câncer, diabetes e hipertensão e ajudar a emagrecer ou manter o peso constante.
Por isso é importante conhecer os benefícios que cada alimento traz e apostar na variedade deles.
Caso sinta a necessidade, procure por um nutricionista que pode ajudar a traçar um plano alimentar que atenda as suas necessidades.

- Cuidar da mente
Casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico têm se tornado algo muito comum no dia-a-dia.
A rotina exaustiva, problemas de autoestima, dentre muitas outras causas podem desencadear esses problemas que afetam a vida de milhares de pessoas.
Por isso é importante cuidar não só do corpo, mas também da mente.
Procure manter o equilíbrio entre a vida profissional e vida social, busque fazer atividades que te deem prazer, medite e, caso sinta a necessidade, não hesite em procurar a ajuda de um profissional que irá te orientar melhor com relação aos seus anseios e frustrações.

- Cuidar da saúde
Além de ter uma rotina saudável, com a prática de atividades físicas, boa alimentação e cuidado com a mente, é importante se prevenir de possíveis doenças.
Então, procure frequentar com regularidade os consultórios médicos, faça check-up e esteja em dia com os exames e vacinas.

- Consumir menos
Durante muito tempo a prática de consumo excessivo foi fortemente influenciada peles indústrias, que transmitiam mensagens que incentivavam as pessoas a sempre estarem comprando.
Atualmente, existe uma crescente conscientização sobre a prática de compras.
Esse consumismo exagerado não se sustenta por muito tempo, ele é prejudicial tanto para o meio ambiente, quanto para os consumidores, que podem sofrer com frustrações e endividamentos.
Crie o hábito de fazer uma lista com os itens realmente necessários para não comprar por impulso e procure investir melhor o seu dinheiro em experiências, elas agregam mais e trazem uma maior satisfação pessoal.

Não deixe de praticar essas ações para manter uma vida equilibrada e sempre que houver a necessidade não deixe de procurar ajuda profissional.

Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

SINTA-SE LINDA!

Você nasceu para brilhar!