Agende sua consulta!

Fique por dentro!

Blog da Dra. Maiéve Corralo

Ginecomastia: como tratá-la para recuperar a autoestima masculina?




Quem já tem ou conhece alguém que tem ginecomastia sabe o quanto ela pode ser prejudicial para a autoestima masculina.

Apesar de não ser nociva à saúde, ela pode ser tratada, o que pode ajudar o homem a se sentir mais livre e bem consigo mesmo.

Afinal, ele poderá ficar mais satisfeito com seu corpo e confiante para vestir qualquer tipo de roupa, ir à praia, piscina ou cachoeira sem se sentir constrangido por causa de sua aparência.

Se você está passando por essa situação e gostaria de solucionar a ginecomastia, acompanhe este artigo e entenda como ela ocorre e quais seus possíveis tratamento.

Boa leitura!


O que é ginecomastia?

A ginecomastia é uma disfunção no corpo masculino, em que ocorre um crescimento exagerado das glândulas mamárias.

Diferente do que ocorre no corpo feminino, no masculino o normal é que não haja o desenvolvimento dessa região.

Porém isso pode acontecer nos seguintes casos: quando há um forte aumento do hormônio estrogênio; diante de mudanças hormonais, muito comum na puberdade ?? período da adolescência; quando há uma redução da quantidade de testosterona; diante de situações de uso de drogas, medicamentos ou problemas nos rins, fígado, testículo e tireoide e diante de casos de obesidade.

Como a ginecomastia influencia diretamente na autoestima de muitos homens?

Apesar de não ser nociva, a ginecomastia influencia diretamente na autoestima de muitos homens, pois ela está relacionada à estética corporal e à forma como sua imagem é percebida pelos demais.

As glândulas mamárias hipertrofiadas podem causar constrangimento, vergonha por parte do homem em deixar essa região do corpo visível e isso é o que interfere diretamente na confiança em que ele tem de si por causa da sua aparência corporal.

Já que os seios volumosos representam as características do corpo feminino e não do masculino.
 

Quais são os tratamentos?

Nem sempre o tratamento é necessário, em alguns casos, essa anomalia pode desaparecer naturalmente, por isso seria interessante apostar em exercícios físicos que queimem a gordura localizada.

Nos casos de persistência, existem 3 tipos de tratamentos que podem solucionar o aumento irregular dos seios e assim contribuir para uma melhor aparência masculina.

Veja:

1 - Terapia hormonal
A terapia hormonal funciona com o controle da quantidade de hormônios que resultam na ginecomastia.

2 - Uso de medicamentos
O uso dos medicamentos que combatem a ginecomastia são indicados por um profissional quando a anomalia está no início e o resultado pode ser bastante eficaz.

3 - Cirurgia plástica
Quando as outras técnicas indicadas não forem o suficiente para tratar a ginecomastia, a recomendação é a cirurgia plástica.
Ela é feita em ambiente cirúrgico, com sedação e corte ao redor dos mamilos, para a remoção dos tecidos da glândula mamária.

Cada paciente precisa de um tratamento específico, então não deixe de procurar um profissional que oriente o que é preciso para o seu caso.

Se quiser um direcionamento melhor, entre em contato com nossa clínica e esclareça suas dúvidas para iniciar o tratamento da ginecomastia e melhorar a sua autoestima!


Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

SINTA-SE LINDA!

Você nasceu para brilhar!