Agende sua consulta!

Fique por dentro!

Blog da Dra. Maiéve Corralo

Olheiras, descubra o que são e se possível evitá-las




Um grande incômodo para muitas pessoas, as olheiras fazem você demonstrar mais idade do que tem, um sentimento indesejado e incômodo. Isso ocorre particularmente considerando que os olhos são, basicamente a parte do rosto mais visível e expressiva.

Assim, você pode estar sentindo-se radiante, mas um par de olheiras pode te fazer parecer cansado(a) e abatido(a).

Para lidar melhor com essa questão, confira abaixo as causas e tratamentos para as olheiras.

O que causa a olheira?

Fadiga

Tanto a falta de sono como o excesso de tempo dormindo pode ajudar a gerar o tipo de fadiga que resultará em olheiras no dia seguinte. Isso ocorre porque existe uma espécie de drenagem linfática que ocorre na região dos olhos no período do sono. Se você não dormir o período correto, um inchaço pode deixar os vasos mais aparentes na região dos olhos.

Além disso, ficar muito tempo sem dormir pode provocar que sua pele fique mais fina e transparente, o que fará aparecer os seus vasos sanguíneos, gerando olheiras mais intensas.

Idade

A idade é uma propulsora comum do aparecimento de olheiras, apenas porque a pele vai ficando mais fina com a passagem do tempo, com perda de colágeno e elasticidade.

Apertar e coçar os olhos

Ficar muito tempo vendo telas de TV ou computador pode te fazer ficar com os olhos apertados, aumentando os vasos sanguíneos e deixando o arredor de seus olhos escurecido. Alergias podem te fazer coçar os olhos.

Genética

O histórico de sua família pode ter parte na tendência do aparecimento de olheiras. Pessoas com origem indiana ou árabes, por exemplo, possuem propensão para pigmentação da área ao redor dos olhos.

Outras condições como a doença da tireóide, pode resultar em olheiras.

Outros fatores que podem gerar o desenvolvimento de olheiras são: desidratação, excesso de exposição solar e fatores genéticos.

Tratamentos para olheiras

Algumas ações caseiras podem ajudar no tratamento de olheiras:

Compressa fria: ajuda a diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos.

Dormir um tempo extra: dormir oito horas por noite e descansar bem ajuda a evitar as olheiras.

Em último caso: cubra com base. Porém, evite produtos que possam causar algum tipo de alergia e piorar a situação.

Tratamentos médicos:

Essas opções são mais permanentes e eficazes:

Peeling químico: renova a pele e diminui a pigmentação.

Tratamentos a laser: ajuda a renovar a pele e impulsiona a produção de colágeno.

Preenchedores faciais: pode ajudar a diminuir os vasos e a melanina que estão causando as olheiras.

Outras opções podem ser decididas em conversa com o(a) especialista escolhido. Conheça o Instituto Maieve Corralo e as vantagens de uma equipe interdisciplinar de estética e saúde.

Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

SINTA-SE LINDA!

Você nasceu para brilhar!