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Blog da Dra. Maiéve Corralo

Saiba como recuperar o corpo após a gravidez




Toda mulher deseja recuperar o corpo após a gravidez, isso é um fato.

Até porque nesse período a mulher passa por muitas transformações, sua barriga e seu útero aumentam bastante, os seios incham, há uma perda de cintura, os músculos tendem a se afastar e, consequentemente, deixam a pele mais esticada, fora o ganho considerável de peso.

Não é mesmo?

Porém, apesar de você, futura mãe ter o receio de não conseguir retornar ao corpo de antes da gestação, é importante que curta esse período, que é único, vivendo-o de forma especial e não se frustre com as mudanças que acontecem com o seu corpo durantes os 9 meses de gravidez.

A ideia é relaxar e começar a se programar para o processo de recuperação, que não é rápido, mas que acontece aos poucos.

Acompanhe a leitura para descobrir mais sobre como recuperar o corpo após a gravidez.


O processo de recuperar o corpo começa durante a própria gravidez

Voltar ao peso normal após a gravidez não é um processo fácil, mas pode ser bem mais tranquilo quando o cuidado começa durante a própria gestação.

O ideal é que antes do parto você já tenha uma vida ativa de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e equilibrada e hidrate bem a pele, transformando essa rotina saudável num hábito aliado.

Exercícios físicos que requerem muito esforço não são indicados para as gestantes, mas não é recomendado ficar parada, então procure por atividades físicas moderadas, como pilates, hidroginástica, natação, yoga, alongamento e caminhadas.

Quanto a alimentação, aposte em ferro, vitamina B12, vitamina A, zinco, cálcio e ácido fólico.

Assim, você já estará preparando o seu corpo de forma que se acostume mais fácil a continuar dando os mesmos passos na direção de retornar com a sua forma física.

Passados os 9 meses de gestação, além de continuar se exercitando e mantendo uma alimentação saudável, existem outros fatores que você também deve inserir em sua rotina.


O que fazer após o parto?

Agora é hora de se adaptar!

Durante 9 meses o corpo sofreu muitas transformações, como o aumento considerável do útero e da barriga, os músculos se afastaram, esticando ao máximo a pele e os seios incharam.

Mantenha a calma e não se frustre com as mudanças, pois é somente uma questão de tempo até a retomada da rotina.

Abaixo seguem 5 dicas que vão te ajudar a voltar ao normal, confira:


1 ?? Faça sessões de drenagem linfática

A drenagem linfática oferece vários benefícios após o parto, ela estimula o sistema linfático a trabalhar mais rápido, ajudando na eliminação do excesso de líquidos e toxinas e, consequentemente, na diminuição do inchaço, melhora a circulação sanguínea e combate à celulite.


2 ?? Use cinta modeladora

A cinta modeladora auxilia o abdômen a retornar a sua posição inicial, melhora a postura do corpo e diminui os inchaços e as dores.

Ela pode ser usada logo após o parto até os 3 meses do bebê, sendo necessária a retirada apenas para o banho.


3 ?? Amamente sempre que preciso

A amamentação, além de criar uma maior conexão com o bebê, ainda tem a vantagem de queimar calorias, pois ela é responsável pelo gasto de aproximadamente 750 calorias por dia.


4 ?? Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é de extrema importância nessa fase, pois o corpo precisa se recuperar da gestação e garantir a produção de leite para amamentar o bebê.

Então aposte na variedade de alimentos, como ferro, proteínas, legumes, aveias, oleaginosas, ômega 3 e beba muita água ?? é importante manter-se hidratada.

Evite o consumo de café enquanto estiver amamentando, pois isso pode interferir no sono do bebê.

? importante também evitar alimentos com excesso de açúcar, sódio, gordura e bebidas alcoólicas.


5 ?? Faça exercícios físicos 

A retomada de exercícios físicos varia de acordo com o tipo de parto.

No caso de parto cesárea, a mulher precisa dar um tempo de 30 dias, já no caso de parto normal, esse tempo pode ser de 15 dias.

Procure por exercícios mais leves como uma caminhada; nos esportes como pilates, yoga e musculação faça séries com poucas repetições que ajudem no fortalecimento do abdômen, uma das regiões mais afetadas pela gravidez.

A hidroginástica e natação são ótimas opções por não causarem impacto no corpo, mas precisam ser iniciadas num período de 40 dias após o parto, para que o útero possa voltar a sua forma natural.


Essas foram as dicas sobre tudo o que você precisa saber para recuperar o corpo após a gravidez. 

Faça dessa rotina um hábito e sempre que preciso, consulte seu médico.


Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

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