Harmonização facial: entenda o significado e as técnicas usadas

Harmonização facial: entenda o significado e as técnicas usadas

Image

As técnicas de harmonização facial estão cada vez mais famosas entre as pessoas interessadas em realizar algum procedimento estético. Famosas e top models do mundo inteiro tem optado por essa alternativa totalmente segura, pouco invasiva e inovadora de melhoramento estético.

O que significa harmonia facial?

Para entendermos a eficácia da harmonização facial é importante entender o que significa a ideia de harmonia no rosto.

Basicamente, tudo depende do ponto de vista. Um dos principais motivos para a busca da harmonização facial remete a um padrão de beleza estabelecido. Agências de modelos do mundo todo prezam por determinadas características faciais e demarcam um território bastante restrito para o que é beleza.

Esse padrão acaba sendo também adotado pelas próprias mulheres que buscam cuidar da beleza. Para ser uma top-model aceita, nos padrões, exige-se um queijo fino e um formato da mandíbula acentuado, que não demonstre as famosas “papadas”. Além disso, prezam muito por nariz finos e de curvatura suave e um sorriso que não mostre demais a gengiva.

Esse é modelo de beleza que podemos apelidar de “top-model” e que indica uma harmonização facial cuja ideia principal é uma sensação de simetria, com ângulos adultos, ultrapassando o visual mais “redondinho” ou “quadrado” que são resquícios da adolescência.

Se você busca esse visual “top-model”, a harmonização facial pode ser uma boa pedida para você, especialmente pelos motivos que iremos citar logo abaixo. Mas vamos falar mais um pouco de beleza?

A harmonização natural do rosto

A verdade é que nem todo mundo quer seguir o padrão de beleza das top-models e pode existir uma sensação de que ao ir para uma clínica plástica essa será a única opção. Está tudo bem se você almeja o rosto perfeito, especialmente se essa é sua profissão. Mas as pessoas podem se incomodar com traços do rosto e criarem uma ideia muito especial de como queriam melhorar suas feições.

A harmonização facial pode ajudar em ambos os casos! E esse é um dos motivos pelos quais esses procedimentos estão ficando tão famosos.

A ideia de harmonia facial significa acentuar a beleza dos traços, ajustando pequenas coisas que fazem toda a diferença! Já percebeu como no rosto qualquer detalhe pode mudar totalmente as impressões que se tem de uma pessoa?

Uma boa cirurgiã conversa atentamente com você a respeito dos seus desejos pessoais e procura solucionar a sua questão da melhor forma possível. Independentemente de você desejar ficar com um rostinho de Barbie, melhorar a aparência de uma cicatriz ou apenas se livrar de uma ausência de queijo ou linhas de expressão que te incomodam profundamente.

É por isso que quando pensamos em harmonia facial, o parâmetro é você!

Vamos dar uma passada nas características da harmonização facial para você estar com tudo na ponta da língua na hora de escolher uma profissional?

A harmonização facial não é permanente

Certo, se seu incômodo com o rosto é profundo e as modificações desejadas são grandes, é melhor você começar a considerar alguns procedimentos cirúrgicos permanentes, como o lifting facial, capaz de entregar resultados incríveis.

Agora, se você ainda não deseja modificar tanto o rosto, sem tanto compromisso ou vontade de encarar uma cirurgia, a harmonização facial é para você!

Uma das técnicas mais comuns nesse caso é o chamado preenchimento facial. O nome pode enganar, fazendo parecer que vão enxergar alguma substância para preencher o seu rosto.

Na verdade, o procedimento mais comum é feito utilizando uma substância produzida naturalmente em nosso corpo, o ácido hialurônico. Essa substância ajuda a preencher o volume do rosto pois ela agrega moléculas de água, hidratando a pele e aumentando o volume do local aplicado.

Os resultados são incríveis! Como não existe uma modificação direta dos tecidos cutâneos ou musculares, a naturalidade do rosto é garantida. Além disso, o ácido é aos poucos absorvido pelo corpo, sendo que os efeitos irão desaparecer na média de um ano. Se a paciente quiser prosseguir com os efeitos, terá de realizar uma nova sessão.

O preenchimento com ácido hialurônico é uma ótima opção para melhorar a definição do maxilar, aumentar a projeção do lábio e do queixo e pode ser usado também para diminuir olheiras.

Outro procedimento comum é o famoso Botox, nome pelo qual ficou conhecida a aplicação de toxina botulínica no rosto. Essa substância tem o potencial de causar uma espécie de paralisia no tecido muscular, usada para “esticar” a pele, retirando marcas de expressão e resultado em uma expressão mais suave.

O Botox também sai com o tempo e é uma ótima opção pra quem quer garantir a beleza sem precisar fazer cirurgia. Mesmo quem não possui marcas de expressão exageradas pode fazer o chamado “botox preventivo” para evitar o surgimento de linhas, como as marcas que aparecem na testa por conta de preocupação ou gestos cotidianos.

A harmonização facial é totalmente segura

Segundo a Dra. Maieve Corralo, a harmonização facial é um dos procedimentos mais seguros que existem, desde que a profissional escolhido para a tarefa seja devidamente qualificado e experiente.

Essa dica é de suma importância, pois é na conversa e na relação entre médico e paciente que é possível definir as metas e as melhores formas de alcançar. Se você sofre com o medo comum de ficar com um rosto artificial ou simplesmente diferente do desejado, é imprescindível criar uma relação ativa com a especialista.

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande amiga dos procedimentos estéticos e um planejamento com base em fotos e simulações de computador é parte essencial da harmonização facial.

Mesmo que a paciente não gostar do resultado, os procedimentos são reversíveis com a aplicação de substâncias que cortam o efeito das substâncias de preenchimento facial.

Acompanhamento interdisciplinar é importante!

No instituto Maieve Corralo, buscamos trazer um atendimento completo, com uma equipe interdisciplinar que envolve dermatologistas, nutricionistas e muito mais. Acreditamos que nosso corpo é um todo e precisa de atenções especiais para todos os aspectos.

Se você é nova por aqui, conheça um pouco de nosso blog! Temos diversos artigos sobre cirurgia plástica e beleza, recomendamos dar uma olhada em nossas dicas de nutrição para cirurgia plástica!

Até logo!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora