Problemas com varizes? Descubra a hora de procurar um angiologista

Problemas com varizes? Descubra a hora de procurar um angiologista

Image

Você tem problemas com vasinhos, varizes e microvarizes que atrapalham a estética e a saúde de seu corpo? Fique tranquila pois você não está sozinha. A chamada doença venosa atinge 70% das pessoas com mais de 50 anos e, especialmente, as mulheres.

No entanto, muita gente acredita que varizes são um simples efeito da idade e que isso não merece uma atenção médica especial. Pois isso está errado. Existe uma especialidade chamada angiologia, voltada exclusivamente para o tratamento da chamada “doença venosa” e outros problemas circulatórios em seus estados iniciais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a angiologia?

Uma especialidade do sistema circulatório

O sistema circulatório é de extrema importância para o funcionamento adequado de nosso corpo. Ele é formado de veias e artérias, muitas vezes confundidas no linguajar comum.

A diferença é a seguinte: o sistema arterial (formado por artérias) distribui o sangue, bombeado pelo coração, para todas as áreas de nosso corpo. Já o sistema venoso, constituído de veias, tem a função de trazer o sangue espalhado pelo corpo para o coração, onde é reoxigenado.

As chamadas varizes são sintomas da “doença venosa” que tem origens hereditárias e relacionadas aos modos de vida pouco saudáveis. Elas geralmente aparecem quando existe alguma dificuldade do sistema venoso para trazer o sangue distribuído de volta ao coração, gerando os excessos que marcam a pele e podem gerar desconforto.

Digamos que o angiologista cuida para que o tráfego sanguíneo prossiga de maneira fluida por nosso corpo, deixando nossas vias livres para o movimento.

Caso a doença encontrada esteja em grau avançado, o(a) paciente será indicado à um cirurgião vascular, capaz de tratar os vasos por meio de correções cirúrgicas.

Quando devo procurar um angiologista?

O angiologista pode diagnosticar e tratar diversas doenças que atingem o sistema circulatório. O diagnóstico pode ser feito a partir do momento em que o paciente sofre de alguns dos sintomas mais tradicionais dessas doenças.

Dor e inchaço nas pernas não são simplesmente sintomas da idade! Podem estar relacionados a fatores genéticos e forma de vida inadequada. Além disso, a sensação de peso e formigamento nas pernas, cansaço muscular, queimação, veias azuladas e outros tipos de desconfortos nas pernas são sinais de que é importante procurar um angiologista.

Como você está vendo, esses sintomas são muito comuns entre pessoas com idade acima dos 50. É justamente por isso que eles são às vezes deixados sem a atenção devida.

O tratamento precoce desse tipo de problema pode prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral), evitar que membros sejam amputados no futuro, evitar doenças como a arteriosclerose e até mesmo melhorar a auto-estima com o sumiço de varizes.

O angiologista, além disso, cuida da saúde dos vasos linfáticos e pode contribuir com auxílio nutricional capaz de ajudar a evitar aneurismas e obstruções perigosas.

A importância de uma vida saudável

Alguns dos pontos de preocupação com saúde do sistema circulatório são comportamentos como falta de exercício físico, fumo, ingestão de alimentos gordurosos e sedentarismo em geral.

Segundo especialistas do Instituto Maieve Corralo, a adoção de dietas e atividades saudáveis pode ajudar muito a saúde e estética de pessoas acima dos 50 anos.

Conheça no centro interdisciplinar e descubra os benefícios de um cuidado total para sua saúde. O instituto Maieve Corralo conta com nutricionistas, dermatologistas, cardiologistas e tecnologias inovadoras para rejuvenescimento da pele e cirurgia plástica.

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora