Cuidados diários com a pele: como melhorar a hidratação do rosto

Cuidados diários com a pele: como melhorar a hidratação do rosto

Image

Uma das grandes ironias da vida ocorre justamente quando a maturidade nos alcança. O tempo que nos permitiu aprender com erros e nos transformarmos em pessoas mais independentes é o mesmo que começa a agir sobre nossa pele, mitigando nossa estabilidade financeira e emocional com rugas e mudanças na pele que atrapalham nossa auto-imagem.

Isso é um processo natural do envelhecimento da pele. Segundo a Dra. Maieve Corralo, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a chegada na faixa dos 25 anos de idade pode vir acompanhada de efeitos como diminuição do metabolismo, perda de elasticidade no tecido cutâneo e aparecimento de algumas primeiras linhas de expressão, especialmente na região dos olhos.

É também nesse período que alguns efeitos da exposição solar em excesso, má alimentação e hábitos prejudiciais à saúde, como o fumo, começam a afetar a estética e a saúde da pele da pessoa.

Mas nada disso deve servir para te desanimar! Afinal, um dos maiores aprendizados da juventude e entender que precisamos nos cuidar e oferecer amor próprio a nós mesmas.

Como cuidar da pele diariamente (após os 25 anos)

1 - Lute contra os radicais livres

Os radicais livres são como soldados que estão trabalhando para nos envelhecer. São moléculas produzidas o tempo todo em nosso corpo, como resultado da queima de oxigênio nas células, o processo chamado de “oxidação”. Eles atacam as membranas das células e podem até mesmo ajudarem no aparecimento de doenças.

Esse processo natural é estimulado por fatores externos como poluição, excesso de raios ultravioletas, fumo, álcool, substâncias químicas e aditivos usados em alimentos industrializados e outras atitudes tipicamente vistas como “não-saudáveis”.

É por isso que o uso de filtro solar é essencial, mantendo à distância os raios UV da pele. Além disso, os produtos cosméticos de beleza facial podem conter antioxidantes, especialmente vitamina C e E, que combatem os radicais livres. Alimentos com propriedades antioxidantes, como o abacate, frutas cítricas, cenoura, abóbora, batata-doce, castanhas e outros.

2 - Tome banhos menores

O contato exagerado com a água quente retira uma camada protetora da pele, chamada filme hidrolipídico. Pessoas com peles secas podem recompor essa espécie de proteção da pele com algumas loções hidratantes.

3 - Utilize bons produtos dermocosméticos

Existem basicamente dois tipos de hidratantes faciais. Os mais comuns e mais baratos utilizam produtos de baixo custo para a indústria e costumam formar um filme sobre a pele, impedindo que a água natural do corpo saia. Esse sistema costuma ser muito eficaz, especialmente em pessoas mais jovens.

Outros produtos dermocosméticos trazem produtos que incentivam a produção de colágeno, como o ácido hialurônico, realizando um procedimento interno na camada cutânea, aglutinando a água da pele e oferecendo efeito rejuvenescedor.

Especialistas recomendam a rotina de cuidados com o rosto dividida entre higienização e hidratação. A ideia é higienizar o rosto duas vezes por dia - de manhã e à noite - procedimento seguido pela aplicação de uma loção tônica que ajuda no pH, oleosidade e hidratação da pele.

Está interessada em rejuvenescimento?

Não existe nada melhor para a pele do que ter uma boa qualidade de vida. Hábitos saudáveis, alimentação balanceada e rica em vitaminas e alguns cuidados diários podem ajudar a manter o seu rosto lindo, como você gosta!

Se precisar de uma ajudinha, não deixe de conhecer o Instituto Maieve Corralo. Somos um centro interdisciplinar especializado no encontro perfeito entre saúde, estética e beleza.

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora