5 dicas para uma pele mais saudável

5 dicas para uma pele mais saudável

Image

Manter a pele é um desafio que pode se tornar uma tarefa agradável e recompensadora. Além dos resultados exuberantes de uma pele bem cuidada, as próprias ações realizadas podem se transformar em momentos de auto-cuidado e amor-próprio.

A pele é o maior órgão de nosso corpo e, por isso mesmo, o mais exposto aos fatores internos e externos que afetam nosso organismo.

Nesse sentido, a beleza da pele é afetada tanto por nossas emoções e processos internos - como a alimentação - quanto em relação aos fatores externos, como a poluição e a luz solar.

No que se segue, nós do Instituto Maieve Corralo, separamos algumas dicas que irão fazer a diferença no cuidado com a pele.

1 - Cuidados na limpeza da pele

Na hora de fazer a limpeza da pele, muitas pessoas sentem que precisam tirar rapidamente todas as impurezas para deixar o rosto como novo. Porém, se isso for feito de maneira agressiva ou em excesso, o resultado pode ser exatamente o contrário. A pele pode ficar sensível com o excesso de atrito e a retirada da oleosidade natural pode prejudicar a hidratação.

É importante evitar o excesso no uso de esponjas e sabonetes que não sejam neutros.

A limpeza diária, com água morna, pode ser acompanhada de loções demaquilantes.

2 - Proteger a pele do sol

Essa é uma das dicas mais repetidas nas falas de qualquer dermatologista. Ainda assim, ela nem sempre é vista com a seriedade necessária.

Passar uma vida toda com o rosto exposto ao sol é um dos grandes causadores de rugas e do envelhecimento, além da possibilidade de aparecer um câncer de pele.

Usar sempre protetor solar de fator correto. Aplique generosamente pelo corpo, a cada duas horas e mais vezes ainda se você está na piscina ou na praia.

Sempre procure andar da na sombra, especialmente no período entre 10am e 16pm.

Como vivemos em um país tropical, com muita incidência de sol, é interessante considerar o uso de chapéus e roupas capazes de proteger contra o sol.

3 - Coma saudável e beba água!

Uma dieta saudável pode resolver muito problemas de pele. Frutas, vegetais, grãos e proteínas leves. Dietas muito ricas em gordura trans, alimentos processados e carboidratos refinados , podem ajudar o aparecimento de cravos e espinhas e atrapalhar o rejuvenescimento da pele.

Além disso, não adianta usar cremes de hidratação e realizar procedimentos de rejuvenescimento se você não beber litros e mais litros de água todos os dias. Isso é essencial. E aqui não estamos falando de sucos ou chás, mas de água pura mesmo!

4 - Evite o excesso de stress

O excesso de stress pode causar pele sensível e ser um gatilho para o aparecimento de acne e de outros problemas de saúde dermatológica. Alguns fatores emocionais são essenciais para evitar o envelhecimento precoce: dormir o suficiente, traçar limites nas horas de trabalho, organizar suas atividades e se permitir fazer atividades que você realmente aprecie.

5 - Considere procedimentos como o peeling

O peeling químico é um procedimento que pode ser utilizado para dar um efeito de rejuvenescimento no rosto ao acelerar o processo de substituição da pele velha por nova camada epitelial. Além disso, alguns procedimentos minimamente invasivos podem ser utilizados para hidratar, estimular o colágeno e dar uma saúde renovada para a pele. Entenda mais sobre o assunto.

Quer melhorar a estética e a saúde de sua pele?

Conheça o Instituto Maieve Corralo! Nossa clínica interdisciplinar no Rio de Janeiro oferece especialidades para todas as suas necessidades: dermatologia, nutricionista, cirurgia plástica e ginecologia são apenas algumas delas.

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora