Silicone nos seios prejudica a amamentação?

Silicone nos seios prejudica a amamentação?

Image

Com mulheres cada vez mais jovens buscando o corpo dos sonhos a partir da plástica, algumas perguntas aparecem frequentemente em nossas consultas no Instituto Maieve Corralo.

Considerando que uma das cirurgias mais procuradas e famosas é a mamoplastia de aumento, com implante de próteses, a questão da amamentação se torna um fator importante.

Muitas mulheres pretendem se tornar mãe e temem que substâncias químicas, relacionadas ao procedimento cirúrgico, possam contaminar seu leite e prejudicar a saúde dos recém-nascidos.

Considerando essas dúvidas, resolvemos esclarecer um pouco o processo de implante nos seios e seus efeitos na amamentação.

Planejamento da cirurgia

Um dos motivos para sempre escolher muito bem o(a) especialista para a sua cirurgia plástica, é a qualidade da conversa na consulta em que os procedimentos serão planejados.

Se você busca colocar um implante nos seios e garantir a capacidade de aumentar, essa conversa é essencial.

Existem várias formas de inserir um implante de silicone nos seios. As duas mais básicas são feitas da seguinte forma: 1 - incisão abaixo do seio, sem afetar o tecido das glândulas mamárias. 2 - Incisão nas auréolas dos seios, o que provoca cicatriz mais imperceptível, mas pode prejudicar a capacidade de amamentação.

Se você deseja colocar um implante de silicone e não prejudicar a sua capacidade de amamentar, deixe isso claro para o(a) especialista. Nesse caso, o procedimento de incisão nas auréolas deve ser evitado.

Com o planejamento correto, sua capacidade de amamentar deverá permanecer intacta.

O silicone pode contaminar o leite materno?

O silicone é um elemento abundante na natureza e presente em vários de nossos tecidos conectivos, ossos, tendões, pele, cabelo e unhas. Nesse sentido, essa não é uma substância tóxica para nosso corpo, já que é encontrada em cosméticos, remédios e próteses.

Existe certa controvérsia no meio científico a respeito da influência do silicone das próteses na saúde de recém nascidos. No entanto, instituições internacionais como a Academia Americana de Pediatras considera que as evidências a respeito do efeito do silicone na alimentação de recém-nascidos não são suficientes para que esse seja considerado um risco verdadeiro à saúde.

Por outro lado, algumas substâncias como a Platina, encontrada em algumas próteses pode ser prejudicial caso seja absorvida no leite materno.

Existem pouquíssimas evidências de que essa transferência possa ocorrer. Ainda assim, recomendamos que você se mantenha informada e converse com o(a) especialista a respeito da composição dos implantes que serão colocados seu seus seios.

Saúde e estética em um lugar só

O Instituto Maieve Corralo é uma clínica interdisciplinar voltada aos cuidados de estética e beleza. Estamos preparados com uma equipe completa e tecnologias de última geração. Venha conhecer nossas instalações em Copacabana!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora