Cirurgia plástica e auto-estima: entenda a relação

Cirurgia plástica e auto-estima: entenda a relação

Image

Apesar de ser extremamente popular no mundo todo (o Brasil é campeão nesse ranking) a cirurgia plástica ainda é vista por uma série de estigmas. Existe quem critica as pessoas que realizam esses procedimentos, como se fosse algo fútil ou superficial.

Nós do IMC, acreditamos que existe uma forte relação entre a auto-imagem da pessoa e sua saúde mental e física.

Deixe para trás o cliché de artistas famosos e histórias do passado a respeito de quem fez ou não uma cirurgia plástica. Todos nós sabemos que revistas e paparazzis estão sempre com a atenção voltada para o mais novo caso polêmico.

Estamos falando da situação específica e singular de cada pessoa. Acreditamos que cada indivíduo é um ser único e completo, que precisa de amor-próprio, cuidados específicos e tem também suas próprias aflições para resolver quanto ao corpo e o bem estar.

Sendo assim, a pergunta que não se cala é “a cirurgia plástica pode me ajudar a ter uma vida melhor”? Buscamos refletir um pouco desse tema neste artigo! Vamos lá?

A cirurgia plástica pode me ajudar a ter uma saúde melhor?

Acreditamos que bem-estar e saúde andam de mãos dadas. Se apenas reservássemos a saúde como cuidados biológicos com o corpo, muito da complexidade da vida humana sumiria do mapa.

Ainda assim, mesmo algumas questões físicas e corporais podem ser beneficiadas por procedimentos de cirurgia plástica. Vejamos o exemplo de um procedimento muito comum: a cirurgia de redução de mama.

Mulheres de seios fartos sempre foram vistas como foco de desejo. Então porque uma pessoa iria querer diminuir o tamanho dos seios? Esse é um caso que apenas quem vive pode realmente compreender.

Seios muito grandes podem atrapalhar muito a vida de uma mulher, especialmente quando as mamas se encontram acima da características anatômicas do tórax. Essas mulheres podem ter complicações relacionadas a uma postura comprometida, sofrem com dores nas costas e até mesmo com problemas relacionados à timidez e a vergonha de praticar uma corrida na praia.

Nesse caso, a cirurgia plástica pode resultar em uma relação muito mais positiva da mulher com seu corpo, além de resolver problemas na coluna e dores nas costas.

O mesmo pode ser dito do procedimento oposto, a cirurgia de reconstrução de mama. Sabemos que muitas mulheres sofrem com câncer de mama todos os anos. Em alguns casos, a retirada do tumor pode resultar na completa extração do seio. A reconstrução da forma original do seio pode resolver muitos problemas de auto-estima e auto-imagem prejudicada pelo problema de saúde anterior.

Esses são apenas alguns exemplos, mas podemos também citar os efeitos que o rejuvenescimento intravaginal resulta nas características da menopausa e tratamentos em câncer de pele, essenciais para a manutenção da saúde da pessoa, especialmente idosas.

A cirurgia plástica pode, sim, resultar em benefícios duradouros para a saúde de uma paciente. Claro, desde que ela procure profissionais qualificados e confiáveis, em uma clínica com apoio técnico em áreas como dermatologia e nutrição.

Beleza e saúde

Um dos maiores efeitos estigmatizantes da cirurgia plástica é a ideia de que a preocupação com a beleza seria um cuidado superficial com a aparência. Esse tipo de ideia pode rodear a pessoa que deseja realizar um procedimento plástico, impedindo que ela crie uma relação mais positiva com seu próprio corpo.

É muito fácil falar, mas só quem sofre com algum tipo de questão com a própria aparência pode compreender adequadamente os efeitos disso na saúde mental. Vivemos em um mundo extremamente ligado às aparências, rodeados por redes sociais, povoadas de fotos em que as pessoas buscam expressar beleza e uma vida feliz.

Tudo isso pode fazer com que as pessoas sintam-se desconfortáveis e fiquem ansiosas e deprimidas com suas aparências e com as próprias vidas.

A cirurgia plástica mudou com a passagem dos anos. A cada dia a naturalidade é vista como um preceito de procedimentos cirúrgicos realizados com sucesso. A ideia não é transformar a pessoa em outra fisionomia, mas salientar suas características mais queridas, corrigindo o que ela não gosta.

A lipoaspiração e abdominoplastia, por exemplo, podem provocar uma mudança de vida muito grande. Muitas vezes o excesso de peso provoca a sensação de isolamento e depressão. No entanto, uma pessoa que realizar um desses procedimentos obrigatoriamente precisará de acompanhamento com nutricionista e cuidar de seu corpo com novos valores.

Essa pode ser a chave que faltava para uma mudança de postura e o caminho para uma nova vida. Uma mulher pode passar anos incomodada com o formato de seu nariz e resolver isso de uma vez por todas com uma rinoplastia. Do mesmo modo, alguém que sofreu um acidente ou cirurgia, poderá fazer um tratamento de correção de cicatrizes para deixar o passado para trás de uma vez por todas.

Você gostaria de deixar algo para trás com a cirurgia plástica? Não deixe de comentar no final do artigo.

A cirurgia plástica pode te dar uma nova chance

Procedimentos modernos como o lifting e minilifting facial conseguem trazer a tona traços perdidos no rosto da pessoa por conta da idade.

Mais uma vez, apenas você é capaz de entender as suas motivações e a cirurgia plástica é apenas uma ferramenta para alcançar seus objetivos.

Uma mulher na casa dos 50 anos pode, depois de anos de sofrimento, conseguir um desejado divórcio. Os tempos estão mudando e, hoje em dia, as mulheres encontram formas de realizar liberdades que não tinham décadas antes.

Um procedimento de rejuvenescimento - acompanhado de cuidados nutricionais e dermatológicos - pode ser uma grande ajuda para o “recomeço” ou mudança de vida que muitas pessoas desejam.

Afinal, a tecnologia pode propiciar que uma pessoa com a mente madura possa aproveitar a vida com o corpo da juventude, mas sem precisar enfrentar as ansiedades e questões desse período conturbado da vida.

A importância de profissionais adequados

Apesar das qualidades positivas citadas anteriormente, só você pode decidir qual é a melhor opção para a sua saúde. Além disso, é de extrema importância que profissionais realmente preparados sejam consultados para que a melhor opção para sua situação seja encontrada.

O IMC é uma clínica interdisciplinar preparada para oferecer todos os cuidados necessários para a saúde e beleza. Venha conhecer nosso instituto e valorizar a sua identidade!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora