Preenchimento facial: toxina botulínica X ácido hialurônico, qual escolher?

Preenchimento facial: toxina botulínica X ácido hialurônico, qual escolher?

Image

Dizer que o rosto é um cartão de visitas da pessoa é uma frase comum. Essa preocupação com a aparência é muito comum e faz dos procedimentos de preenchimento facial uma das escolhas mais frequentes em clínicas de cuidado estético.

Trata-se de uma preocupação importante. Uma pessoa que tem exposição frequente, que se preocupa com beleza e com a aparência saudável pode se incomodar muito com o aparecimento de marcas de expressão, rugas, olheiras e outros efeitos do envelhecimento como o infame “bigode chinês” que salienta o contorno da boca.

Entre os procedimentos mais recomendados para resolver esses incômodos estão a toxina botulínica e o ácido hialurônico. Os nomes não são convidativos a primeira vista, mas os resultados tem a justa fama de rejuvenescerem não apenas o rosto mas também a auto-estima de pacientes.

Além disso, os procedimentos podem ser facilmentes confundidos, já que tratam de preenchimento facial. O Instituto Maieve Corralo se preocupa com a informação a respeito de procedimentos estéticos. Por isso, preparamos esse artigo com as principais informações a respeito desses procedimentos faciais. Confira!

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica ficou famosa com o nome de uma marca que a produz, o Botox. Trata-se de uma bactéria responsável pela doença chamada de botulismo, caracterizada pela paralisia de determinados órgãos corporais.

Porém, segundo a Dra Maieve Corralo, a toxina não é usada para paralisar as partes do corpo, mas para relaxar os músculos e evitar a formação de rugas e marcas de expressão. O efeito da toxina impede o músculo de fazer movimentos desnecessários, resultando em uma aparência facial mais “lisa” e suavizada.

A toxina pode ser aplicada para trabalhar o formato do rosto, testa, sobrancelhas e olhos. As marcas nessas regiões surgem especialmente se a pessoa mantém expressões de cansaço, infelicidade ou raiva. Ou seja, o procedimento deve ser usado para o rejuvenescimento estético, mas a qualidade de vida e bem estar emocional também são essenciais para a beleza.

Como vimos, o tratamento com Toxina Botulínica age especialmente nos tecidos musculares e não é um tratamento voltado a pele ou a transformação da estrutura do rosto, como são os procedimentos cirúrgicos de lifting facial.

O tratamento com a toxina botulínica tem efeitos que duram em torno de 6 meses, a depender da região aplicada. Isso também depende da espessura da pele, o que muda a quantidade aplicada a depender do paciente.

O momento de decidir qual é o melhor procedimento para o seu caso é muito importante na relação com seu médico(a). A Dra Maieve Corralo alerta que esse procedimento é muito comum e seguro quando feito com especialistas devidamente preparado(as). Isso é muito importante para evitar efeitos bizarros no rosto, impedindo o visual natural e desejado.

Como funciona o ácido hialurônico?

O ácido betulínico continua sendo o principal escolhido quando o assunto é o rejuvenescimento facial pouco invasivo. No entanto, uma opção de preenchimento facial tem feito sucesso. É o caso do ácido hialurônico.

Essa substância é usada para um efeito de preenchimento temporário no rosto. O ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo humano, especialmente em nas juntas, olhos e na própria pele.

O seu efeito é útil para aumentar o volume de partes específicas do rosto de maneira desejada, mas também para hidratar a pele. Quando envelhecemos, a pele fica mais fina, assim como a quantidade de gordura e mesmo a estrutura óssea do rosto.

Essa perda de volume ocasiona marcas, rugas e caminhos como o “bigode chinês”, além dos lábios que ficam gradualmente mais finos. O ácido hialurônico agrega moléculas de água, aumentando o volume e ao mesmo tempo hidratando os tecidos do rosto.

O ácido hialurônico pode apresentar densidades diferentes, o que altera a duração de seus efeitos. A aplicação é feita por uma dermatologista e essa especialista saberá conduzir a melhor opção de acordo com o(a) paciente. O ácido pode ser usado em olheiras, por exemplo, o que exige aplicações menos impactantes. Já o paciente que espera acentuar o formato do rosto pode exigir uma aplicação mais profunda.

Ácido Hialurônico e Toxina Botulínica podem ser aplicadas juntas?

Sim! Porém, tudo vai depender da indicação do especialista responsável por seu caso. Pesquisas recentes demonstram que a aplicação conjunta de ácido hialurônico e toxina botulínica podem melhorar os resultados de ambas as substâncias.

Para quais casos cada substância é melhor?

A toxina botulínica tem ótimos efeitos nas chamadas “linhas de movimento” ou “linhas de expressão”.

Ou seja, o botox vai funcionar melhor para tirar aquela fenda no meio da testa causada por dias de stress no escritório e preocupações familiares, bem como marcas entre sobrancelhas, linhas causadas pelo riso.

O botox não funciona tão bem em linhas e rugas causadas de maneira estética. Ou seja, linhas causadas pela perda de volume e tenacidade do rosto.

Já o ácido hialurônico é recomendado justamente para linhas estáticas, por seu efeito de aumento de volume e hidratação. Esse procedimento também é usado para diminuir ou preencher cicatrizes e funciona melhor na parte inferior do rosto, envolvendo queixo e lábios.

Riscos de preenchimento facial

Existem diversas pesquisas que tratam dos riscos e efeitos adversos de procedimentos de preenchimento facial. No entanto, os resultados coletados por especialistas em dermatologia indicam que apenas 1% dos casos demonstram efeitos negativos, normalmente sem complicações.

São procedimentos minimamente invasivos. No entanto, alguns cuidados e restrições são importantes. Ambos não são recomendados para mulheres gestantes ou em período de amamentação. Algumas condições de fragilidade na saúde também podem apresentar impedimentos na hora de escolher o procedimento.

Se você está na dúvida, procure a opinião de especialistas! O Instituto Maieve Corralo é um centro interdisciplinar preparado com as melhores opções de tecnologia e especialização para a sua saúde e beleza. Venha conhecer nossa equipe!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora