Cuidados físicos e psicológicos na cirurgia plástica

Cuidados físicos e psicológicos na cirurgia plástica

Image

No mundo da cirurgia plástica, fala-se muito a respeito de cuidados pré-cirúrgicos e pós-cirúrgicos que garantam o bem estar e bons resultados na paciente. Sabemos da necessidade de uma alimentação adequada para alimentar o corpo com nutrientes necessários para a cicatrização e também do repouso nos dias ou semanas posteriores ao procedimento.

Seguir essas dicas é inevitável no processo de recuperação da cirurgia plástica e já publicamos um artigo completo sobre o papel da nutrição no pré e pós-cirúrgico. Confira aqui!

Vamos falar ainda um pouco da relação entre nutrição e cirurgia plástica nesse artigo. No entanto, queremos abordar um assunto pouco falado: a relação entre a saúde física e psicológica na recuperação de uma cirurgia plástica.

Acreditamos que o equilíbrio entre saúde física e mental é essencial para ótimos resultados. Vamos aprofundar um pouco nisso?

Nosso corpo é um todo!

Pacientes decidem fazer uma cirurgia por diversas razões: algumas reservam grandes esperanças para um antes e depois da plástica capaz de melhorar suas relações amorosas, outras querem adquirir mais auto-estima ao curar traumas relacionados ao sobrepeso, algumas se livram de cicatrizes, de marcas câncer de pele e outras doenças.

Os motivos são muito variado, mas independentemente da razão, as mudanças corporais trazem à tona a vontade de sentir-se bem com o próprio corpo. As pessoas querem melhorar sua auto-imagem, valorizar suas belezas, salientarem a juventude de sua alma em seu corpos.

Querem, enfim, viver a vida com mais qualidade.

Todos esses motivos - e tantos outros - são totalmente válidos na escolha de quem opta pela cirurgia plástica. Isso porque nossa existência é um todo. Mente e corpo estão totalmente ligados em um organismo único e totalmente especial. É preciso sempre buscar o equilíbrio, para garantir a saúde e a beleza.

Keep calm e aproveite os resultados da cirurgia!

Tem muita coisa envolvida em um processo de modificação corporal e preparar-se para isso é muito importante para resultados bem sucedidos.

Vamos pensar no exemplo de uma pessoa com sobrepeso que opta por fazer uma abdominoplastia. Essa cirurgia só poderá ser realizada com acompanhamento nutricional e uma rotina de exercícios físicos. Mas, além disso, é preciso considerar que em muitos casos o sobrepeso tem uma relação direta com a ansiedade que faz as pessoas comerem em exagero.

A abdominoplastia pode, com certeza, ajudar nesse processo. Serão retiradas as camadas em excesso de pele e o abdome poderá adquirir a estratégia desejada pelo(a) paciente. No entanto, no pós-cirúrgico e nos meses decorrentes, se a pessoa tiver uma recaída ou ficar ansiosa, não poderá exagerar na comida e cair nos mesmos comportamentos de antes.

Em nosso corpo tudo está conectado. Não é à toa que diversos procedimentos de preenchimento facial, como o peeling químico e a toxina botulínica, são utilizados para resolver as “marcas de expressão”. Essas marcas normalmente surgem de nossos sentimentos de preocupação, tristeza e falta de qualidade sono.

O fato é que vivemos em mundo muito estressante! Família, trabalho, filhos, finanças. Estamos o tempo todo gerindo a vida pessoal, nossos pensamentos e é natural que surjam marcas em nosso corpo.

É por isso que, ao optar por uma cirurgia plástica, é muito importante que você se sinta comprometido(a) com seu bem estar emocional e mental. Não trata apenas de mudar o corpo, se você optar por um peeling químico ou aplicar botox e continuar se estressando, dormindo mal e exagerando em uma vida pouco saudável, certamente não terá resultados tão bons.

Cirurgia plástica tem efeitos psicológicos negativos?

Todo procedimento cirúrgico impacta nosso corpo, isso é inevitável. Mesmo que a pessoa esteja anestesiada e não sinta a dor, o corpo entende que foi “ferido” e precisa de toda a ajuda possível para se recuperar.

É por isso que no processo pós-cirúrgico é muito importante que o(a) paciente ingira alimentos ricos em vitamina C e proteína, entre outros nutrientes importantes para a recuperação. Mas além disso, a pessoa precisa cuidar de si e manter muita calma e paciência, para não deixar a ansiedade prejudicar o seu processo de recuperação e bem estar.

Especialmente nos primeiros dias, essas qualidades são necessárias. Imagine uma paciente que decide fazer uma rinoplastia para melhorar a estética de seu nariz. Com certeza ela possui diversas questões com a sua fisionomia e optou pela cirurgia para salientar a sua beleza e ter uma vida melhor.

Ainda assim, ao sair da cirurgia, ela terá de conviver com o processo de cicatrização, pontos e curativos em seu rosto. A vida tem de dar uma pausinha ai, até tudo voltar ao normal e os resultados incríveis do procedimento puderem ser vistos à luz do sol (sempre com protetor solar!).

Como nosso corpo é um todo, a ansiedade e o nervosismo podem prejudicar muito esse momento de delicada recuperação. Se a pessoa se incomodava com a estética de seu nariz, passar alguns dias com curativos e pontos podem deixá-la até mesmo insegura com o resultado, com vergonha de ser vista.

É claro que tudo isso depende do temperamento da pessoa e de sua situação emocional. Nada que uma boa respirada profunda não ajude.

A estrutura mental é muito importante na recuperação do paciente. Existem diversos estudos que comprovam que a relação entre mente e corpo é essencial no processo cirúrgico, por se caracterizar como um evento estressante para o corpo, no qual nossas defesas biológicas sentem que estamos em risco.

Como preparar a mente para uma cirurgia plástica?

Existem algumas atitudes que podem ajudar muito a preparação para o pré e pós-operatório da cirurgia plástica. Listamos abaixo algumas boas dicas pra te ajudar a manter a mente em forma também:

Meditação: A meditação é para a mente o mesmo que uma sessão na academia é para os músculos. Se você meditar 10 minutos por dia, vai sentir grandes diferenças no final de um mês. Mais foco e menos ansiedade irão te ajudar a criar uma boa relação com o procedimento cirúrgico. Basta se sentar, fechar os olhos e tentar diminuir o ritmo dos pensamentos. Esse tempo é só seu!

Yoga: Além de uma ótima atividade física, a Yoga relaxa muito! Os níveis de estresse abaixam e a pessoa sente mais prazer em viver.

Curta a si mesma: Aproveite a si mesma! Banhos com ervas e essências, passeios na natureza, tudo isso ajuda.

Descubra a sua intimidade: O prazer é uma ótima forma de relaxar. Se estiver se sentindo corajosa, que tal uma aula de pompoarismo?

Quer saber melhor como funciona o processo de uma cirurgia plástica? Venha conhecer o Instituto Maieve Corralo! Temos uma equipe completa e interdisciplinar, pronta para oferecer o melhor pra sua saúde e beleza.

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora