Cardiologia

Image

Cardiologia

A cardiologia é uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

É considerada uma das especialidades médicas mais evoluídas, principalmente em função dos grandes investimentos e da alta tecnologia envolvida nesta área.

São definidas como doenças do coração ou doenças cardíacas qualquer agravo que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. O coração, que tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado.

Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita) todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.

Dentre as principais afecções cardíacas encontram-se o Infarto Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que se caracteriza por um coágulo que impede por completo a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca, especialmente o miocárdio, que geralmente conduz à morte, pois a ajuda médica não chega a tempo de reverter o quadro. Todos os anos, esse agravo mata milhões de pessoas no mundo inteiro.

Outro problema cardíaco muito comum é a insuficiência cardíaca, geralmente resultante de outras afecções do coração, como hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares. Caracteriza-se por impedir o fluxo normal do sangue bombeado através das válvulas cardíacas, o que resulta, entre outras coisas, em retenção de líquidos no corpo. Esta é subdividida em quatro tipos: assintomática, leve, moderada e grave. Nesse último caso, é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para que seja feita a correção da anomalia.

Estes e várias outras afecções cardíacas podem aparecer no decorrer da vida, não espere algo acontecer para se cuidar, previna-se!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora