Agende sua consulta!

Queremos te ver feliz!

Procedimentos

event details
Tratamento para Rugas
O tratamento para rugas é ideal para deixar a pele mais jovem, seja combatendo rugas e linhas de expressão ou trazendo mais maciez, hidratação e melhorando a sua aparência.

Afinal, com o tempo, o corpo tende a diminuir a produção de colágeno, a pele começa a ficar flácida, surgindo também marcas indesejadas, que impactam diretamente na autoestima de várias pessoas.

Felizmente, hoje em dia existe uma série de procedimentos que podem ajudar a solucionar estes problemas, de forma rápida, segura, sem o paciente precisar se submeter a uma cirurgia.

A médica e cirurgiã plástica, membro da SBCP, Maiéve Corralo reuniu as principais informações, trazendo as dúvidas e recomendações para quem deseja realizar o tratamento para rugas.


O que é o tratamento para rugas?

O tratamento para rugas consiste em diversos procedimentos estéticos que visam suavizar as rugas, linhas de expressão e imperfeições que a pele vai apresentando ao longo do tempo.

O seu objetivo é renovar a pele, deixando-a mais jovem.

As rugas são sinais que vão surgindo no corpo por consequência dos seguintes fatores: envelhecimento, perda de elasticidade da pele, exposição ao sol e estresse.

Elas costumam aparecer na testa, na lateral dos olhos, entre as sobrancelhas, no pescoço, no colo e nas mãos.


Quais são os tipos de tratamento para rugas?

Atualmente existem diversos tipos de tratamento para rugas, desde cremes faciais até procedimentos estéticos realizados por profissionais.

Confira alguns dos procedimentos que trazem bons resultados:

1 – Toxina botulínica

Quando se fala em tratamento para rugas, uma das opções mais conhecidas é a toxina botulínica, chamada popularmente de “botox”.

O procedimento consiste na aplicação de uma proteína para o relaxamento da musculatura, atuando também como uma forma de bloquear a contração muscular da região.

Muito comum entre o público jovem, ele é usado principalmente como forma de prevenção às rugas, apesar de atuar também de forma corretiva.

A duração de cada sessão é de aproximadamente 10 minutos e os primeiros resultados aparecem após 2 dias, já os resultados finais, após 2 semanas.

O efeito dura de 3 a 6 meses, variando de acordo com cada paciente e a forma como ele toma os devidos cuidados para intensificar sua duração.


2 – Laser CO2 fracionado

Outro tratamento para rugas é o laser CO2 fracionado.

O procedimento consiste na aplicação de microfeixes em camadas profundas da pele, para que as células atingidas sejam eliminadas e possam dar lugar a novas células regeneradas, estimulando assim a produção de colágeno, e consequentemente, remodelando o tecido, de forma que ele fique mais suave.

A sua atuação tem o objetivo de trazer um aspecto mais saudável e hidratado à pele, de forma pouco agressiva.

A duração de cada sessão é de aproximadamente 30 minutos e são necessárias de 3 a 5 sessões para um tratamento completo, num intervalo de 1 mês entre cada uma. 

Os primeiros resultados aparecem após 3 dias, já o resultado completo, após 20 dias e a sua duração é de aproximadamente 6 meses.


3 – Laser vithara

A aplicação do laser vithara é um procedimento realizado a partir de um aparelho que emite ondas de calor, que aquecem as camadas mais profundas da derme, danificando os tecidos para que possam ser substituídos por novos tecidos revitalizados, estimulando então a produção de colágeno.

O objetivo é eliminar rugas, papadas, vincos, reduzir a flacidez, elevar as sobrancelhas e definir melhor o ângulo da mandíbula.

Cada sessão dura em média 30 minutos e a quantidade de sessões são de aproximadamente 3, com manutenção anual.

Os primeiros resultados aparecem após 1 semana e o resultado completo, após 3 meses.


Para quem é indicado o procedimento?

O procedimento é indicado tanto para homens, quanto para mulheres, apesar da maior parte da procura ser pelo sexo feminino.

A idade em que o paciente pode começar a realizar os procedimentos é a partir dos 25 anos, período em que o paciente já começa a pensar em se prevenir contra as rugas e linhas de expressão, com a intenção de manter a pele com uma aparência jovem e saudável, além de estimular a produção de colágeno, que o corpo naturalmente tende a produzir menos ao longo do tempo.

A contraindicação é para gestantes, mulheres no período de amamentação, e dependendo do procedimento, pessoas com tom de pele escuro, com problemas cardiovasculares ou que apresentam doenças como vitiligo, lúpus e herpes.


Quais são os pré-requisitos necessários para a realização do procedimento?

Alguns cuidados e recomendações são feitos aos pacientes que irão passar por este procedimento:

- Manter a pele limpa e hidratada;
- Não utilizar cremes e nem maquiagem no dia da aplicação;
- Evitar fumar por 15 dias antes do procedimento;
- Não se bronzear 30 dias antes do procedimento.


Como funciona a recuperação do paciente?

O tempo de recuperação vai depender de qual tipo de procedimento foi aplicado, mas no geral é rápido, levando até 6 dias nos casos de aplicação de laser CO2 fracionado.

Para a aplicação de toxina botulínica e de laser vithara, no mesmo dia o paciente está liberado para voltar as suas atividades.

As reações são de pele inchada, leve ardência e vermelhidão, mas que desaparecem após 1 dia. 

Alguns cuidados e recomendações devem ser seguidos para uma recuperação mais rápida e tranquila da pele:

- Não se expor ao sol por 30 dias;
- Usar protetor solar facial diariamente;
- Manter a pele limpa e hidratada;
- Não se deitar por 4 horas após o procedimento;
- Evitar coçar a pele;
- Evitar praticar atividades físicas e fazer esforço nos primeiros dias;
- Usar maquiagem 3 após o procedimento.


Quem procurar para realizar o tratamento para rugas?

Tenha sempre atenção a quem contratar quando for realizar o tratamento para rugas.

O ideal é buscar por um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Procure saber também sobre indicações de quem já fez o procedimento e sobre a reputação do profissional.


Agora que você entendeu como funciona o tratamento para rugas, agende uma consulta para conhecer nossa clínica.

Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada na Faculdade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa e cirurgia plástica no Hospital Federal dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro.

SINTA-SE LINDA!

Valorize seu amor maior... você!