Botox - toxina botulínica: o que é e por que fazer
Muito se fala do botox hoje em dia. Isso porque ele conquistou uma popularidade nos consultórios médicos, mas você sabe de fato o que é esse procedimento e por que fazê-lo?
Mas afinal o que é o botox?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que quando aplicada provoca um relaxamento muscular, paralisando temporariamente a região.
O seu objetivo é amenizar rugas e linhas de expressão que surgem no rosto depois de um tempo em função da contração da musculatura, da exposição ao sol e do envelhecimento.
As áreas que são mais comuns de aparecerem os sinais são na testa, na região entre as sobrancelhas e no contorno dos olhos, também conhecido como pé de galinha.
A maior procura por esse procedimento ocorre em pessoas com idade a partir dos 30 anos, pois é nesse período que as marcas começam a ficar mais visíveis.
Claro que isso varia de pessoa para pessoa, inclusive é comum as pessoas com a pele mais claras tenham os sinais mais evidentes e sintam uma necessidade de procurar pelo procedimento antes que pessoas com a pele mais escura.
Agora que você já conhece como o botox funciona, confira os 5 motivos pelos quais você deveria fazê-lo.
Quais são os 5 motivos pelos quais você deveria fazer o botox?
1 ?? Ele atua no combate às rugas e linhas de expressão
O principal motivo de fazer o botox é para ele atuar no combate às rugas e linhas de expressão.
Elas começam a surgir com aproximadamente 30 anos de idade e incomoda muitas pessoas, mas felizmente, já é possível desde cedo tratar isso e continuar com uma aparência jovem e conservada.
2 ?? Ele atua tanto de forma preventiva quanto de forma corretiva
O procedimento pode atuar tanto de forma preventiva, quando aplicado em pacientes mais jovens, com sinais mais leves e serve como uma forma de prevenir a formação das rugas e linhas de expressão.
E quando aplicado em pacientes a partir dos 40 anos, com as rugas dinâmicas e mais notórias, tem a função corretiva, atenuando-as.
3 ?? ? um procedimento minimamente invasivo
Ao contrário dos procedimentos cirúrgicos que exigem um maior cuidado e dedicação no pós-operatório, o botox é minimamente invasivo.
Ou seja, ele causa o mínimo de dor e de risco possível à saúde do paciente, sem ter a necessidade de ser realizado grandes cortes, o que não atrapalha a sua rotina.
Após a realização do procedimento ele está apto para retomar o seu trabalho sem precisar de repouso.
Os únicos cuidados que ele precisa ter são não se expor ao sol e não fazer esforço por aproximadamente 24 horas.
4 ?? Ele deixa um efeito natural no rosto
A ideia de que o botox acaba com as expressões do rosto, deixando-o ??congelado? não é verdade.
Isso só acontece quando feito de forma exagerada ou intencional, de acordo com a vontade do paciente.
A grande maioria dos resultados é leve e tende a ser o mais natural possível.
Uma das formas de garantir isso é contar com um profissional experiente!
5 ?? Ele melhora a autoestima
Por último, o botox interfere diretamente na autoestima.
A pessoa, quando está cuidando da sua aparência e do seu visual, deixando a fisionomia mais jovem e conservada tende a se sentir mais valorizada, confiante, confortável consigo mesma e por consequência, tem uma melhora na sua autoestima.
Essas foram os 5 motivos que você precisava conhecer sobre porquê fazer o botox.
Sempre que tiver alguma dúvida não deixe de procurar um médico que possa te ajudar!