Rejuvenescimento vaginal com laser íntimo
O laser vaginal ou laser íntimo é um dos aliados mais modernos no rejuvenescimento vaginal
Com certeza você já ouviu falar muito em rejuvenescimento facial, mas e sobre o rejuvenescimento vaginal? Se essa é a sua primeira vez lendo sobre o assunto, temos uma ótima notícia! O Instituto Maieve Corralo conta com o que tem de mais moderno e avançado para você dar adeus às possíveis alterações vaginais.
Laser vaginal ou laser íntimo
O laser vaginal ou laser íntimo é um dos aliados mais modernos para o tratamento do ressecamento vaginal, flacidez (alargamento) da vagina e da vulva (grandes e pequenos lábios), além de ajudar na incontinência urinária leve, através do estímulo de colágeno local.
Atrofia vaginal
Com o laser vaginal, ainda é possível tratar a atrofia da parede vaginal, problema apresentado especialmente por mulheres na menopausa, período de queda hormonal, causando dor durante a relação sexual, o que pode levar à redução do desejo.
Quem pode fazer?
- É indicado para mulheres que sentem ressecamento vaginal, diminuição ou ausência de lubrificação, bem como dor na relação sexual.
- Também atua de maneira satisfatória em mulheres que apresentam flacidez da vagina (alargamento) e da vulva (parte externa da vagina, compreende grandes e pequenos lábios) com melhora da elasticidade e flatos vaginais.
- Auxilia em alguns casos de perda de urina e corrimento de repetição (principalmente quando relacionado a baixa de estrogênio).
- Muitos desses sintomas descritos são intensificados após a menopausa, durante o pós-parto e a amamentação, e/ou em pacientes que fizeram tratamento para câncer de mama.
- O procedimento é contraindicado para gestantes e usuárias de marcapasso.
Como funciona?
Aplicado dentro da mucosa vaginal por meio de uma ponteira específica, o laser promove o aumento da vascularização e o inchaço do tecido da região. O que cria uma maior sensação de estreitamento/aperto e aumento da lubrificação vaginal.
- O laser intravaginal é aplicado com a ajuda de um espéculo, com a paciente deitada em posição ginecológica.
- Cada sessão dura em média 30 minutos. Para potencializar os efeitos, são realizadas três sessões, dentro do período de 90 dias.
- O tratamento deve ser individualizado de acordo com as queixas e necessidades de cada paciente.
- Quase indolor, a técnica também não é incômoda e não exige cuidados específicos pós-tratamento, sendo a única indicação, a abstinência sexual por três dias após a execução do procedimento.
Preparo
Os cuidados que a paciente deve ter para a realização do procedimento são:
- Realizar os exames necessários;
- Não estar menstruada;
- Estar com a área depilada por 5 dias antes do procedimento.
Por que investir no laser vaginal?
- Melhora na lubrificação da vagina
- Melhora na elasticidade vaginal
- Estimulo de colágeno vaginal
- Maior firmeza e sustentação da bexiga
- Melhora do corrimento de repetição por ressecamento
- Fim da dor e mais prazer na relação sexual.
Cuidados pós-procedimento
A recuperação é rápida, sem dor, e a paciente logo está liberada para voltar às atividades rotineiras, com exceção da atividade sexual, que deve respeitar um prazo de três dias após o procedimento.
Entre os cuidados recomendados estão:
- Utilizar pomadas na parte externa;
- Fazer compressa com água fria.
Qual o tempo de duração do resultado?
O resultado é praticamente definitivo, mas o ideal é que seja realizada a manutenção anualmente.
Aliado no tratamento do câncer de mama
Para as mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama, e não podem utilizar cremes ou medicamentos à base de hormônio, o laser passa a ser uma importante opção para os casos de atrofia vaginal.
Devido a seus efeitos térmicos e ablativos, o tratamento com laser vaginal contribui significativamente para a melhora desse quadro, pois o estímulo da produção de colágeno no local, aumentam a lubrificação, firmeza e elasticidade dos tecidos na região genital.
Estética íntima e outros tratamentos genitais na mulher
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atualmente, alguns tipos de lasers (fracionado de CO2, por exemplo) podem ser utilizados para o rejuvenescimento íntimo da genitália feminina, além do tratamento de algumas alterações funcionais como as geradas pela menopausa, como já mencionamos acima.
O uso dos lasers, e de tantas outras tecnologias relacionadas, é fundamental para o sucesso de muitos tratamentos estéticos e dermatológicos. Por isso, estar ciente sobre as técnicas cientificamente comprovadas, os aparelhos aprovados pela Anvisa e buscar um profissional capacitado para realização de qualquer procedimento é indispensável.
Fique por dentro!
A palavra Laser é uma sigla inglesa e significa - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.
Trocando em miúdos, trata-se de uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades, porém no campo da dermatologia e cirurgia estética, esta forma de energia atinge determinado ??alvo? na pele promovendo uma alteração física, química ou biológica.
Esse ??alvo? pode ser o pigmento do próprio organismo (melanina), da tatuagem e/ou até mesmo da água, pois os lasers fracionados estimulam a produção de colágeno através do aumento de temperatura.