Agende sua consulta!

Fique por dentro!

Blog da Dra. Maiéve Corralo

Um novo olhar depois da Blefaroplastia




Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras que dá fim a aparência cansada e envelhecida.

Nossa, você parece bem cansada! Se você já ouviu isso, uma ou mais vezes, e/ou já se sentiu assim ao se olhar no espelho, calma! Existe uma solução - blefaroplastia!

Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras. Além de posicioná-las corretamente, diminui as rugas que causam uma aparência cansada e envelhecida. Se necessário, também pode ser retirado o excesso de gordura nas pálpebras superiores e inferiores.

Como é feito o procedimento?

O procedimento pode ser feito tanto na pálpebra superior como inferior. Em alguns casos, a toxina botulínica (botox) também pode ser utilizada para melhorar os resultados estéticos e até realizar um lifting facial, tornando o rosto mais jovem e bonito.

Também pode ser necessário o uso de um peeling químico ou laser para remover a coloração escura das pálpebras inferiores.

A cirurgiã, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Maiéve Corralo explica que primeiro há uma delimitação do local em que será feito o procedimento, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas. 

??Em seguida é aplicada anestesia local com agulha fina e a pele em excesso é retirada, assim como as bolsinhas de gordura. Ao final, pontos finos são aplicados e esteri-strips (pequenas fitas adesivas) são aplicadas para cobrir os pontos e ajudar na cicatrização?, revela.

Passo a passo

1 ?? Anestesia - Na maioria das vezes, a blefaroplastia é realizada sob anestesia local, sem necessidade de internação. No entanto, quando é necessário retirar bolsas de gordura ou quando o paciente prefere estar desacordado, o procedimento pode ser realizado com sedação em ambiente hospitalar.

2 ?? Incisão - As linhas de incisão da cirurgia de pálpebra são planejadas para deixar as cicatrizes bem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. 

Pálpebra superior - a correção da queda nessa parte da pálpebra pode ser feita através de uma incisão na prega da pálpebra superior. O procedimento permite que haja um reposicionamento dos depósitos de gordura, da contração muscular, dos tecidos, e da remoção do excesso de pele. 

Pálpebra inferior - pode ser corrigida com uma incisão logo abaixo da linha inferior do cílio para a remoção do excesso de pele na região. Também pode ser utilizada uma incisão transconjuntival, para corrigir imperfeições da pálpebra inferior e redistribuir ou remover o excesso de gordura na pálpebra inferior.

3 ?? Fechamento das incisões

- Incisões na pálpebra normalmente são fechadas com suturas removíveis ou absorvíveis e adesivos de pele.

4 ?? Resultados

Os resultados da cirurgia de pálpebras irão aparecer gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem.

Qual o tempo do procedimento?

A cirurgia demora entre 40 minutos à 1 hora, geralmente não sendo necessário internação. 

As primeiras mudanças já são visíveis após os 15 dias do procedimento, mas o resultado definitivo será percebido após 3 a 6 meses.

Quem pode fazer

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a blefaroplastia geralmente é realizada em homens e mulheres adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis. Bons candidatos para a realização do procedimento cirúrgico, são:

- Indivíduos saudáveis sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
- Não fumantes;
- Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia;
- Indivíduos sem condições oculares graves.

 Quais os riscos?

A decisão de realizar a blefaroplastia deve levar em consideração os benefícios e os riscos de possíveis complicações, suscetíveis a qualquer procedimento cirúrgico. Daí a importância em buscar a referência de um médico cirurgião qualificado e seguir todos os passos e requisitos propostos pelo mesmo.  

Recomendações pré-cirurgia

- Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;
- Fazer o uso de possíveis medicamentos indicados ou ajustar medicamentos em uso;
- Parar de fumar bem antes da cirurgia;
- Evitar o uso de medicações como aspirina, alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, que possam ocasionar o aumento do sangramento.

 
Pós-operatório 

- O paciente é liberado logo após o procedimento sob anestesia local.
- Em caso de sedação, o paciente aguarda no hospital por algumas horas, até que esteja com nível de consciência adequado para ser liberado.
- É orientada a utilização de compressas geladas e cabeceira elevada nos primeiros dias.
- Os pontos são retirados com 5 dias, quando as mulheres já podem usar maquiagem para cobrir os hematomas (roxinhos) e retornar para a vida social. 
- É aconselhável fazer drenagem linfática desde os primeiros dias para acelerar a recuperação e diminuir o edema (inchaço).

 
Blefaroplastia e olheiras

Muitas pessoas também se queixam do ??olhar de panda? ou ??olhar de coruja?. Isso pode acontecer pela presença da bolsa de gordura na pálpebra inferior e por excesso de pigmentação. 

Nos casos de excesso de pigmentação da pele na região dos olhos, o recomendado é que além da blefaroplastia o tratamento seja associado a lasers e peelings.    


Publicado por:

Dra. Maiéve Corralo

Cirurgia Plástica

Graduada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, cirurgia geral no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, cirurgia plásticano Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e cirurgia Cranio maximização no Instituto Nacional de traumato Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro.

CRM: CRM: 52-803880       

SINTA-SE LINDA!

Você nasceu para brilhar!