O tratamento à laser é uma alternativa pouco agressiva para cuidar esteticamente da aparência facial.
Isso porque o tratamento é simples, feito no próprio consultório médico, a sua recuperação é rápida e tranquila, além de trazer bons resultados contra marcas indesejadas presentes no rosto.
A médica e cirurgiã plástica, membro da SBCP, Maiéve Corralo reuniu as principais informações, trazendo as dúvidas e recomendações para quem deseja realizar o tratamento a laser.
O que é o tratamento a laser?
O tratamento a laser consiste em diversos tipos de procedimentos feito a partir da aplicação de uma fonte de energia luminosa não ablativa (que não faz cortes) na pele.
O objetivo é tratar manchas, acnes, microvasos, rugas, linhas de expressão, flacidez, estimular a produção de colágeno, renovar a pele e realizar a depilação de pelos.
O tratamento pode contar com dois tipos de laser.
Quais são os tipos de tratamento a laser?
Existem diversos tipos de tratamento a laser, entre eles estão o laser CO2 fracionado e luz intensa pulsada, que trazem ótimos resultados para a pele.
1 - Laser CO2 fracionado
O primeiro tipo de tratamento a laser é o laser CO2 fracionado.
O procedimento é feito a partir de um aparelho que emite microfeixes em camadas profundas da derme, para que a pele atingida seja eliminada, dando lugar a uma nova pele regenerada, estimulando então a produção de colágeno.
Sua aplicação no rosto traz um rejuvenescimento facial, deixando-o mais macio, hidratado, saudável e com um aspecto natural.
Cada sessão dura aproximadamente 30 minutos e a quantidade de sessões variam de 3 a 5, de acordo com cada paciente, com o intervalo de 1 mês entre elas, para que a pele possa se regenerar.
2 - Luz intensa pulsada (LIP)
A luz intensa pulsada é outro tipo de tratamento a laser.
O procedimento é feito com a aplicação de um gel condutor e a partir de um aparelho que emite feixes de luz, produzindo calor nas camadas mais profundas da pele.
Sua aplicação é indicada para tratar manchas, acnes, rugas, estimular a produção de colágeno, rejuvenescer o rosto e até mesmo realizar a depilação definitiva de pelos.
A diferença entre o laser CO2 fracionado, é que a luz intensa pulsada apresenta diferentes comprimentos de onda, abrangendo diferentes profundidades da pele numa mesma aplicação.
Cada sessão dura aproximadamente 20 minutos e são necessárias até 6 sessões em média, com o intervalo de 1 mês entre elas, para que a pele possa se regenerar.
Para quem é indicado o procedimento?
O procedimento é indicado tanto para homens, quanto para mulheres, apesar da grande maior parte da procura ser pelo sexo feminino.
A principal recomendação é para os pacientes que estão incomodados com a aparência facial e que estejam buscando por tratamentos estéticos que ajudam no rejuvenescimento facial, e consequentemente, devolvem sua a autoestima e confiança.
A contraindicação é para gestantes, pessoas com o tom de pele escuro, pessoas que estejam bronzeadas, pessoas com problemas cardiovasculares ou as que apresentam doenças como vitiligo, lúpus e herpes.
Quais são os pré-requisitos necessários para a realização do procedimento?
O paciente deve ter alguns cuidados antes de começar o tratamento, como:
- Estar com a pele limpa e hidratada;
- Não se bronzear por 30 dias antes do procedimento;
- Se for o caso, antes da aplicação do laser, fazer tratamento dermatológico preventivo para herpes e bactérias.
Como funciona a recuperação do paciente?
Após o tratamento, é comum o paciente sentir uma leve ardência e desconforto no rosto, além de ficar com a pele vermelha e um pouco inchada, mas os sintomas melhoram em aproximadamente 1 semana.
É esperado também que se formem algumas crostas na pele, que irão cair naturalmente.
Alguns cuidados devem ser seguidos para uma normalização mais rápida da pele:
- Não se expor ao sol por 30 dias;
- Usar protetor facial diariamente;
- Manter a pele limpa e hidratada com cremes faciais;
- Fazer compressas geladas sobre o rosto;
- Usar maquiagem somente 3 dias após o procedimento;
- Não remover as crostas que vão se formar na pele.
Em quanto tempo o resultado aparece e qual é a sua duração?
Os primeiros resultados normalmente já podem ser vistos logo após a primeira aplicação e a sua duração é de aproximadamente 6 meses.
Para obter um efeito mais duradouro, é aconselhável o paciente seguir as recomendações do pós-procedimento.
Quem procurar para a aplicação do tratamento a laser?
Tenha sempre atenção a quem contratar quando for realizar o tratamento a laser.
O ideal é buscar por um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Procure saber também sobre indicações de quem já fez o procedimento e sobre a reputação do profissional.
Agora que você entendeu como funciona o tratamento a laser, agende uma consulta para conhecer nossa clínica.