Rinoplastia: entenda a cirurgia que altera o formato do nariz

Rinoplastia: entenda a cirurgia que altera o formato do nariz

Image

O nariz é um dos órgãos mais aparentes em nosso corpo, um verdadeiro cartão de visitas no centro de nosso rosto. Esse é um dos fatores que explicam a popularidade da rinoplastia, um dos procedimentos mais procurados aqui no Instituto Maieve Corralo.

A rinoplastia é uma cirurgia que muda o formato do nariz, seja por motivos estéticos ou de saúde respiratória. Isso porque a alteração dos ossos e cartilagens nasais pode liberar espaço para respiração, diminuir a ocasião de doenças como a rinite e ainda dar a sensação de equilíbrio facial que todo mundo almeja.

É uma coisa a se investigar, o fato de que alguns narizes são considerados mais belos do que os outros, afinal não é todo mundo que nasce com um narizinho de super modelo. Mas para além disso, qualquer pessoa incomodada com o formado pode optar pela rinoplastia, mesmo que seu desejo não seja seguir um padrão de beleza estabelecido.

Segundo a Dra. Maieve Corralo, na hora de planejar uma rinoplastia, a cirurgia considera o rosto como um todo, levando em consideração todas as linhas faciais. A mudança do formato do nariz pode gerar uma verdadeira revolução no rosto, destacando linhas do queixo, boca e olhos de uma maneira surpreendente.

Mesmo sendo um procedimento tão popular, muitas questões frequentes ainda rodeiam a mente das pessoas interessadas em realizar a cirurgia. Hoje, resolvemos revelar um pouco do procedimento para sanar essas questões.

A rinoplastia é um procedimento seguro?

É natural que a rinoplastia seja um procedimento um tanto intimidante. Afinal, trata-se de uma alteração que mexe com um órgão essencial para a respiração e que, além disso, é localizado no centro do rosto, um verdadeiro cartão de visitas da pessoa.

A boa notícia é que esse procedimento foi praticado por tanto tempo e com uma frequência tão alta que as técnicas foram sendo aperfeiçoadas. Hoje em dia, a rinoplastia tornou-se uma experiência eficiente e que gera um mínimo de dor.

No entanto, a Dra. Maieve Corralo alerta que a rinoplastia deve ser praticada por uma cirurgiã altamente qualificada e confiável, capaz de enxergar as qualidades naturais do rosto e realizar o procedimento de maneira segura.

É recomendado que o(a) paciente veja fotos mostrando o antes e depois das rinoplastias praticadas pela cirurgiã, para verificar o estilo de seu trabalho e a eficácia dos resultados.

Esse conhecimento faz parte de uma relação mais positiva entre paciente e médico(a).

Como se preparar para uma consulta sobre rinoplastia?

A relação médico-paciente fará muita diferença durante o procedimento. É assim que você poderá confiar e garantir que os resultados serão os esperados.

Alguns temas serão discutidos com a cirurgiã. O seu histórico médico será de grande importância, especialmente se você tiver histórico de obstrução nasal, cirurgias anteriores ou tome medicamentos - especialmente os anticoagulantes - doenças como hemofilia ou problemas com sangramento podem ser um impedimento para cirurgia.

Passada essa consulta, um exame físico será realizado. O(a) médico(a) poderá requisitar exames de sangue, avaliar a presença de nutrientes como sódio e potássio, além de uma avaliação cardiológica. A cirurgiã irá examinar atentamente as suas características faciais; fatores como a espessura da pele e dureza da cartilagem do nariz são importantes para a realização da cirurgia.

Fotografias de diferentes ângulos do nariz podem ser usadas como referência para o planejamento da ação. Além de servirem para o planejamento, as fotos podem ajudar a debater com o(a) médico(a) a respeito de seus objetivos com a cirurgia.

É muito importante conversar profundamente sobre suas expectativas e tirar qualquer dúvida a respeito do procedimento.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia pode ser de dois tipos: aberta ou fechada. Cada qual possui vantagens e desvantagens e a escolha dependerá do caso específico do paciente.

A técnica fechada é menos invasiva e exige apenas uma pequena incisão na parte inferior do nariz, no trecho que fica entre as narinas. Ela é chamada de técnica fechada justamente por exigir uma abertura muito menor do órgão e a pele do nariz não é levantada.

Essa técnica é interessante pois gera menos efeitos no pós-cirúrgico. No entanto, o(a) especialista deve ser extremamente profissional, já que irá trabalhar no formato do nariz sem a possibilidade observar seu interior. É um procedimento que exige experiência e qualificação.

A rinoplastia fechada é mais ágil, gera cicatrizes menores ou totalmente invisíveis, com ótimos resultados naturais.

A rinoplastia aberta é indicada para casos em que a alteração nasal será acentuada, mudando o formato do nariz com técnicas como fratura do osso nasal, lixamento e raspagem do osso. Em alguns casos um enxerto de cartilagem pode ser usado para aumentar o volume do nariz.

Em casos de rinoplastia aberta pode ser feita uma anestesia geral que colocará a paciente para dormir durante o processo.

Pós cirúrgico e recuperação da rinoplastia

Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia ao final da rinoplastia, com uma internação que não costuma passar de 14 horas.

Uma estrutura feita de plástico será acoplada ao nariz, para manter a sua forma e ajudar no processo de cicatrização. A pessoa sofrerá de alguns empecilhos para a respiração alguns dias depois do processo e o(a) médico(a) poderá receitar alguns medicamentos que ajudam nesse processo.

Uma dieta com alimentos macios poderá ser indicada e a Dra. Maieve Corralo salienta a necessidade de um bom acompanhamento nutricional, com alimentos ricos em proteína e vitaminas que auxiliam a recuperação do corpo.

A paciente deve tomar cuidado na hora dormir, privilegiando posições com a cabeça alta e nunca de bruços ou de lado, evitando o contato do nariz com a cama.

Depois de um repouso intenso por até 10 dias, a paciente poderá voltar ao trabalho e os resultados estéticos da rinoplastia podem começar a ser vistos em até 30 dias!

Lembrando que uma cirurgia de rinoplastia secundária pode ser realizada para resolver qualquer insatisfação da paciente com os resultados estéticos da cirurgia.

E você? Está interessada em fazer uma rinoplastia? Conheça o Instituto Maieve Corralo, um centro interdisciplinar equipado para te oferecer o que existe de mais inovador em estética e saúde!

Voltar para a listagem

Agende uma Consulta

Agendar Agora